Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Embrapa avalia resistência de cultivares de mandioca ao ácaro-verde em Sergipe

29 novembro Marcia Cruz 0 Comments



O cultivo da mandioca brava (mandioca) ou mansa (macaxeiraou aipim) é uma importante fonte de renda e está relacionado à segurançaalimentar de agricultores familiares do estado de Sergipe.

A área plantada com mandioca (mansa e brava) no Brasilsegundo o IBGE é de 1.796.966 ha com uma produtividade aproximada de 14toneladas por hectare.

A região Nordeste responde por quase 50% da área plantada demandioca (819.069 ha) com produtividade de cerca de 10 toneladas por hectare. Oestado de Sergipe possui pouco mais de 33.000 hectares de mandioca e umaprodutividade de aproximadamente 15 toneladas por hectare. No entanto, aprodutividade ainda é considerada muito baixa devido a diversos fatores, dentreos quais o ataque de pragas.

A principal praga da mandioca no estado de Sergipe, e namaioria das regiões produtoras, é o ácaro-verde ononychellustanajoa/ (/Acari:Tetranychidae/) (Figura 1a). O ácaro-verde ataca as brotações, gemas e folhasnovas (Figura 1b) da planta causando retardamento de desenvolvimento, queda edeformação de folhas além de encurtamento de entrenós e morte do ápice dosramos, principalmente na época seca do ano, resultando em reduções drásticas deprodutividade. 

Por ser uma cultura relacionada à agricultura familiar, amaioria dos produtores de mandioca de Sergipe não fazem uso de qualquer medidade controle de pragas. Adicionalmente, embora inúmeras cultivares de mandiocaestejam sendo pesquisadas no estado de Sergipe, não existem estudos sobre suasusceptibilidade a pragas.

Daí a importância de trabalhos de determinação dasusceptibilidade de cultivares de mandioca à pragas como o ácaro-verde, poisdiferentes cultivares podem possuir susceptibilidade diferenciada a esta praga.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros, em colaboração com pesquisadoresda Embrapa Mandioca e Fruticultura, está realizando pesquisa para adeterminação do grau de resistência de cultivares de mandioca ao ácaro-verde.Os estudos estão sendo realizados no Campo experimental da Embrapa TabuleirosCosteiros em Umbaúba-SE por meio da avaliação da população do ácaro-verde emcultivares de mandioca no campo bem como através de estudos complementares delaboratório.

Ao final da pesquisa, as informações sobre a resistência decultivares de mandioca ao ácaro-verde serão repassadas aos agricultores.