Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Recife sedia primeiro Festival Internacional Brasil Stop Motion

21 novembro Marcia Cruz 0 Comments

Debajo del Árbol, de Cézar Cepeda (MEX)
(Foto: Divulgação)
Pela primeira vez, o Brasil sediará uma mostra exclusiva de stop motion. A técnica centenária de audiovisual ganha destaque no 1º Festival Internacional Brasil Stop Motion, que ocorrerá entre os dias 22 e 26 de novembro no Cinema São Luiz, no centro do Recife.
Serão exibidas 69 montagens de países como Uruguai, Polônia, Inglaterra, França, Espanha, Bélgica, México, Costa Rica, Chile, Argentina, Holanda, Colômbia, Eslovênia, além do Brasil. A entrada nas sessões, que começam às 19h30, é de graça.


De acordo com a realizadora e coordenadora do Festival, Ana Farache, no mundo todo só há outros dois eventos internacionais dedicados ao stop motion, na Canadá e na Polônia. "Quis fazer no Recife porque, primeiro, sou daqui, e depois a produção audiovisual no Recife tem uma tradição recente, que está criando um polo cinematográfico muito forte, com uma agenda cheia de atividades para quem é interessado na área", disse.

Foram 115 inscritos para a competição de melhor filme, sendo 51 selecionados. A mostra competitiva está dividida em temas (Mágicos materiais, Corpos em movimento, O tempo e a memória, Por um mundo melhor, Narrativa do medo, Rir ainda é o melhor remédio, No mundo dos sonhos e Olhar pernambucano).

Debajo del Árbol, de Cézar Cepeda (MEX)
(Foto: Divulgação)
   "Dos filmes escolhidos, cinco são produções pernambucanas. Ainda estamos engatinhando no uso da técnica, porém, a gente percebe que o interesse está crescendo", falou Farache. Entre os selecionados estão Pigmaleón, do L’Atelier Collectif (Bélgica), Debajo del árbol, de Cézar Cepeda (México), Dona Tota e o menino mágico, de Adriana Meirelles (SP/Brasil), In(Cômodo), de Rodrigo Horse (GO/Brasil), En la opera, de Juan Pablo Zaramella (Argentina), Vicenta, de Sam (Espanha), 1:20, de Adriana Câmara (PE/Brasil), Lol Fight, de Alan Tonello (PE/Brasil), entre outros.

Além da categoria competitiva, o festival realiza três mostras trazidas em parceria com os festivais de Montreal e Anima Mundi. A Mostra Se-ma-for exibirá dois filmes poloneses: Fantastyczny sklep z kwiatami (The fantastic flowershop), de Pawel Partyka, e Inchthys, do diretor Marek Skrobecki. Já a Mostra Especial OQO Filmes, levará para a tela do São Luiz um total de seis curtas da premiada produtora espanhola OQO (Galícia).

 
O evento também contará com a presença de diretores convidados. O uruguaio e grande homenageado do Brasil Stop Motion, Walter Tournier, ícone da técnica no mundo, terá alguns dos seus filmes apresentados na abertura do festival, durante a Mostra Walter Tournier. A diretora Margarida Botelho (Inglaterra) mostra "Eva", no dia 23, e a pernambucana Nara Normande encerra o evento com o premiado "Dia Estrelado".
 
Em paralelo

As palestras, mesas-redondas e oficinas acontecem na Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista. Uma das palestras programadas é a de Laura Severi, diretora de arte, artista plástica e ilustradora uruguaia. Severi, desde 1984, trabalha nos filmes de Tournier. Ela ministrará o tema Direção de Arte no Stop Motion: uma experiência na América Latina.

Nas mesas redondas, com presenças como a de Adriana Mota, animadora especialista em stop motion e mestre em comunicação pela University of the West of England Bristol (UWE). Ela é um das convidadas da mesa "Convergências, Fotografia, Cinema, Stop Motion", que conta também com os especialistas Maurício Nunes e Paulo Cunha. "A Produção de Stop Motion em Pernambuco" será a outra mesa que terá como participantes Marcos Buccini, Ricardo Bicudo, Fabio Caparica e Diego Mascaro.
 
No quesito oficinas, haverá curso de Animação em Stop Motion com Quiá Rodrigues (diretor, manipulador de bonecos e diretor artístico do programa Animania – TV Brasil/RJ) e Daniel Herthel (diretor, bonequeiro e professor da Escola de Artes Visuais da UFMG/MG).
 
Também haverá a Construção em Metal para Animação Stop Motion, com Fernando Siqueira (URU). Ele é um dos mais aclamados construtores de bonecos e objetos do mundo (Espacio Verde). Luciano do Amaral, animador e supervisor do primeiro longa metragem em stop motion da América Latina, Minhocas, ministrará oficina de Movimentação de Personagens. As vagas das oficinas estão completas.

Fonte: Portal G1 PE