DBV,

100 anos, e com saúde plena. Vivendo, e não vegetando.

22 setembro Marcia Cruz 0 Comments


Como chegar aos 100 anos, ou mais, com saúde plena? Na realidade, não existe uma fórmula mágica, mas existem alguns ensinamentos que podemos seguir, a exemplo do legado deixado pelo médico japonês Shigeaki Hinohara, que viveu até os 105 anos fazendo o que mais gostava: trabalhando e ajudando o próximo.

Hinohara morreu dia 15 de julho de 2017, de insuficiência respiratória, mas deixou algumas dicas valiosas de como podemos chegar aos 100 anos esbanjando saúde e disposição, e vivendo de forma plena. Vivendo, e não vegetando! Confira as dicas que ele deu para o jornal The Japan Times, que ele mesmo seguiu e nos deixou como exemplo a ser seguido. Uma curiosidade: no Japão, país com maior longevidade de vida, a média é de 85 anos; no Brasil, não chegamos sequer aos 75 anos.

Vamos às dicas!!

1 – Não se aposente tão cedo; e não trabalhe somente por dinheiro. Tenha um propósito!!

Enquanto no Brasil estamos discutindo as mudanças na Reforma da Previdência, o conselho de Hinohara é justamente a favor das mudanças: não se aposente! O médico manteve uma jornada de 18 horas de trabalho, por dia, até pouco tempo antes de sua morte. Para ele, o trabalho gerava satisfação e satisfação anda de mãos dadas com a felicidade. Sentir-se útil para algo ou principalmente para alguém ajuda o corpo e a mente não padecerem. Uma de suas grandes alegrias era ministrar palestras repassando seus conhecimentos para outras pessoas. Por isso, somando a esta dica, como coach, também te digo: procure trabalhar naquilo que você ama e que te traga um propósito de vida, assim você poderá seguir o conselho de Hinohara e trabalhar, com prazer sempre, mesmo após os 100 anos. Resumindo, não trabalhe só pelo dinheiro, mas também por um propósito!!


2 – Preocupe-se menos em comer e dormir bem, divirta-se

De acordo com Hinohara, as pessoas deveriam viver como as crianças que esquecem a hora de comer ou de dormir e priorizam as brincadeiras e a diversão. O melhor, segundo o médico, é não cansar o corpo e a mente com muitas regras como a hora do almoço ou a ir para cama.

3 – Livre-se do excesso de peso

Independente da raça, gênero ou nacionalidade, o excesso de peso é um fator que pesa contra principalmente na velhice. Hinohara sempre seguiu uma deita balanceada com muitos vegetais e carne magra apenas duas vezes na semana. Ele também tinha o hábito de misturar no suco de laranja – tomado pela manhã – uma colher de azeite de oliva. De acordo com o médico, o azeite é ótimo para as artérias e para a pele.

4 – Não siga tudo o que seu médico diz

Embora fosse médico, ele mesmo dizia que as pessoas nunca deveriam seguir à risca todas as recomendações dos médicos. Para ele, qualquer sugestão, como uma cirurgia, um exame mais invasivo ou até uma medicação mais pesada, deveria ser questionada antes. Muitas vezes, tratamentos alternativos com música ou animais poderiam ter efeitos mais positivos no tratamento de algum tipo de doença, segundo o especialista.


5 – Movimente-se

Mesmo com mais de 100 anos, Hinohara evitava pegar elevador e, sempre que possível, usava as escadas como forma de se movimentar. Para o médico, os músculos precisam trabalhar todos os dias.

6 – Planeje-se

Com uma agenda atribulada, Hinohara costumava ter seus dias muito bem planejados com objetivos claros e definidos, afinal, o planejamento evita ansiedade, aborrecimento e estresse.

E aí, gostou das dicas do Dr Hinohara? Eu amei, e por isso compartilhei aqui com você.

Até o próximo post!!