DBV,

Flores comestíveis: introdução ao assunto

23 setembro Marcia Cruz 0 Comments


A Primavera chegou, e com ela as flores... belas... diversas... lindas... cheirosas... e deliciosas!!... Pois é, as flores nos trazem vários benefícios nutricionais e podem, sim, ser incorporadas em nosso cardápio, no dia a dia. Ou ao menos, podemos aprender algumas receitas para sairmos do cotidiano.

Uma coisa é certa: extremamente versáteis, as flores possuem aromas, sabores e texturas que deixam qualquer refeição mais saborosa, e com um toque belo de sofisticação. Sem contar que podem ser incluídas tanto em receitas doces quanto salgadas. Mas nem tudo são flores, existem cuidados necessários que são super importantes!!

Cuidados necessários. Atenção!!

Em primeiro lugar, um detalhe importante: as flores vendidas nas floriculturas não são indicadas para o consumo alimentar, seja para comida ou bebidas, pois foram produzidas para enfeitar e possuem muito agrotóxicos. Ok? Portanto, o ideal é procurar um produtor especializado em flores comestíveis, e preferencialmente, que elas sejam orgânicas.

Da mesma forma, não coma flores colhidas à beira da estrada ou mesmo em parques urbanos ou canteiros públicos, pois podem estar contaminadas com agrotóxicos e metais pesados.

Bem, as flores, todas, são potencialmente alergênicas então, se você é suscetível a alergias (pólen, pigmentos, bichinhos), tenha bastante cuidado.

No mais, só coma flores bem lavadas com água pura, pois elas podem ter bichinhos em seu interior. E pesquise primeiro sobre a flor antes de comê-la para que conheça mais sobre seu sabor, utilidades, benefícios, e também as partes que são comestíveis. Afinal, há diferenças entre pétalas e miolos, não só na composição, mas também no sabor. E também flores que são parecidas, porém algumas não podem ser comidas.

Resumindo: pesquise o assunto!! Vale a pena o esforço!! Mas calma, continue lendo, pois temos uma excelente notícia!!

Pesquisa das principais flores comestíveis

E como estamos aqui para te ajudar, fizemos também o nosso dever de casa e vamos trazer algumas das principais flores comestíveis nas próximas edições do Especial Primavera DBV, para que você possa usufruir da Primavera e das flores de forma plena.

E já para despertar sua curiosidade, vou adiantar que a primeira será uma das mais queridinhas, e fofas: amor-perfeito!!


É só aguardar!!