DBV,

Neurociência: passear na praia é tudo de bom!

25 setembro Marcia Cruz 0 Comments



Eu não sei quanto a você, mas eu amo caminhar na praia. Olhar o mar, catar conchinhas, molhar os pés na água. Para mim, sempre foi muito bom, e agora essa sensação de bem-estar passa a ser explicada através da neurociência.

É que, para os neurocientistas, a combinação de cheiros e da brisa vindos do mar, bem como a paisagem, em si, nos acalma e, também combinados com o som das ondas, provocam uma reação quase que mágica em nosso cérebro, nos deixando ao mesmo tempo felizes, relaxados e energizados, o que eles chamam de ‘espaço azul’.

Mas, afinal, como isto funciona e como podemos unir o útil ao agradável em nossos passeios pelo mar? Me acompanhe!!


ESPAÇO AZUL: O EFEITO DO MAR EM NOSSO CÉREBRO

Como foi dito, os neurocientistas acreditam que a combinação dos cheiros e da brisa do mar, bem como a paisagem, em si, somados ao som das ondas do mar (uma espécie de terapia de frequência, só que natural), nos trazem benefícios tanto físicos quanto mentais.

Esse efeito benéfico, o qual eles chamam de ‘espaço azul’, age diretamente em nosso cérebro, nos afetando de quatro formas diferentes: reduz o stress, aumenta a criatividade, reduz sentimentos de depressão e melhora nossa perspectiva em relação a vida, nos deixando mais otimistas e engajados em nossos projetos.

1 - IR À PRAIA REDUZ O STRESS

A água, em si, já é uma cura natural para o stress. E a água do mar é cheia de íons positivos, que são excelentes para nos fazer relaxar.

É por isso que, seja pulando dentro da água ou apenas molhando os pés, você certamente sentirá uma sensação de relaxamento com a água do mar. Maravilha, né?

Assim sendo, aproveite esse catalisador natural de bom humor instantâneo! E conheça os demais benefícios...


2 - A PRAIA AUMENTA A CRIATIVIDADE

Os cientistas dizem que estar no espaço azul permite que a gente limpe a cabeça e lide com problemas e projetos de maneira mais criativa.

Para a neurociência, caminhar na praia equivale a uma boa meditação, nos ajudando a refletir sobre o que precisamos focar.

Portanto, se está sem inspiração, que tal um passeio na praia?

3 - IR À PRAIA PODE REDUZIR SENTIMENTOS DE DEPRESSÃO

A neurociência garante que, assim como a praia tem efeito sobre o stress e a criatividade, ela também pode aliviar sentimentos de depressão.

Isto acontece porque, como o som hipnótico das ondas junto com a vista e o cheiro da praia nos colocam, naturalmente, em estado de meditação, a gente acaba relaxando e se afasta dos sentimentos que nos sufocam, e que são depressivos.

Isto nos afasta do caos da vida diária e nos faz enxergar novas perspectivas e soluções. Pois é, além de aumentar a criatividade, essa sensação boa também afasta a depressão, o que é fantástico, já que a depressão afeta a vida de tantas pessoas.





4 – POSITIVIDADE E MOTIVAÇÃO

Bem, de maneira geral, a neurociência diz que um simples passeio na praia faz maravilhas em nossa alma, nos deixando mais leves, positivos e motivados, que são sentimentos essenciais para nos mantermos engajados em nossos projetos.

Ou seja, se você está precisando melhorar sua performance, inclua alguns passeios na praia em sua agenda!!

No mais, depois de tantos benefícios, só nos resta aproveitar ao máximo essa maravilha da natureza. Um tratamento perfeito deixado pelo Criador, não é mesmo?

Vamos à praia?!

FALAR BEM CONECTA



Saber se comunicar é fundamental! É importante transmitir suas opiniões de forma clara, inteligente, autêntica, mas também com confiança.

E o Dicas Bem Viver indica o curso de comunicação Falar Bem Conecta, que irá te ajudar a melhorar seus relacionamentos e aumentar sua reputação. 


Sessão 1 - Mais Persuasão - Controlando o Volume e Frequência da sua Voz! Nesta Sessão, você terá exercícios poderosos e de fácil aplicação para se comunicar com mais clareza e equilíbrio. 

Sessão 2 - Comunicação que Conecta - Expressão Corporal e seu poder de comunicar o que as pessoas querem. Você aprenderá o quanto os gestos e a comunicação direcionada para cada pessoa e situação podem aumentar em até 45% seus resultados. 

Sessão 3 - Segurança e Confiança - Técnicas e Estratégias de Objetividade e Certeza. Irei te apresentar os 4 pilares estratégicos para uma apresentação natural, confiante e eficaz. 

Sessão 4 - Apresentações Poderosas - Construindo diálogos e influência. Através de um método fácil e prático, agora você irá criar um roteiro com um começo, meio e fim surpreendentes.



Para saber mais sobre o FALAR BEM CONECTA, clique aqui!! 





"Nunca se prepare quando você precisa estar pronto" - Ricardo Silva.