Atividades em Família,

10 dicas para ajudar adolescentes a se concentrarem nos estudos

23 fevereiro Marcia Cruz 0 Comments


Estudar nem sempre é uma tarefa fácil... mas é necessária!! A gente entende que o jovem passa um momento de muitas mudanças na adolescência, não somente no corpo mas também emocional. As responsabilidades vão aumentando e é preciso criar a sua própria personalidade, o seu estilo de ser e viver... e tudo isto às vezes é muito estressante. 

Mas ter conhecimento de qualidade faz muita diferença na vida das pessoas, e quanto mais cedo o jovem entender isto, e assumir as rédeas de sua vida, maior sucesso ele terá. Por isso, confira estas 10 dicas da educadora Adriana Fóz... e bom estudo!!

1- Escolher um lugar para o estudo: quarto, escritório, sala,…Deve ser um lugar com boa iluminação, menos barulho possível e onde tenham os objetos necessários para estudar. Uma música apenas para acompanhar o estudo, pode ser uma estratégia também. Desde que você seja verdadeiro em perceber que ela ajuda no seu foco e não o contrário.

2- Hora do estudo- escolher no mínimo 1 hora por dia para estudar, pois além do hábito minimizar o esforço, quando estudamos um pouco todo dia e estudamos a matéria dada pela escola no mesmo dia, otimiza nosso aprendizado. Logo fica mais fácil aprender.

3- Toda manhã imagine seu dia. Pense nas atividades que terá, na ordem destas atividades e também coloque seus pensamentos positivos e imagine você realizando as tarefas! Esta atitude facilita e otimiza suas tarefas!

4-Tome  café da manhã. Pode ser uma fruta com cereais ou um café da manhã mais encorpado. Somo como um carro, se não tem gasolina, não funciona direito.

5- Domingo é dia de descanso. Mas não se esqueça que no domingo preparamos nosso cérebro para o próximo dia. Logo ,devemos dormir mais cedo, fazer atividades relaxantes e prazeirosas é uma boa dica!

6- Fazer esportes por incrível que pareça, é turbinar o cérebro para a aprendizagem. Escolha um esporte do seu agrado e estabeleça sua rotina para a realização de uma atividade física. Pode ser boxe, balé, …o importante é se exercitar, treinar esforço e se sentir satisfeito!

7- Não somos bons em tudo, por isso aprender nossas facilidades e nossas dificuldades ajuda muito a se organizar e criar estratégias de superação.

8- Se “a coisa pegar”ou seja, se ficar difícil o aprendizado de uma matéria, procure tirar dúvidas com quem entenda. Pode ser o professor, até um colega bom aluno/colega. Pode ser um professor particular para tirar dúvidas pontuais. Lembre-se, não procure muleta, mas eficiência no seu processo de aprendizado.

9- Cuide de sua principal máquina de aprendizado e de prazer: seu cérebro! Respeite suas necessidades, cuide do que vai ingerir e dos relacionamentos que cultiva!

10- Não procure facilitar seu estudo, pegando resumos prontos, colando …pois você só vai adiar sua responsabilidade e aí sim, torná-la um problema. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, mesmo que você sinta e ache que isto facilita no momento. O adolescente é mais imediatista por natureza e aquele que "vai se dar bem”é o que consegue controlar seus impulsos e adiar recompensas!

Gostou das dicas? Bom estudo!!