Alimentação saudável,

Cebola Branca ou Roxa: Qual é a melhor opção para sua saúde?

16 janeiro Marcia Cruz 0 Comments


Você já parou para pensar nas diferenças entre as cebolas brancas e roxas? Ambas são deliciosas e versáteis na cozinha, mas cada uma delas possui propriedades nutricionais únicas que podem oferecer benefícios diferentes para a sua saúde. 

Quer saber mais sobre as principais diferenças e benefícios dessas duas variedades de cebola? Então, continue lendo!

Principais diferenças

A principal diferença entre a cebola branca e a roxa é que a cebola roxa contém mais antocianinas, compostos vegetais que dão a cor roxa e possuem propriedades antioxidantes. Além disso, a cebola roxa também é rica em flavonoides, outro tipo de composto vegetal com propriedades antioxidantes.

Outra diferença é que a cebola branca tem um sabor mais suave e menos amargo comparado com a roxa, devido a menor quantidade de compostos sulfúricos, o que pode ser uma vantagem para quem não gosta do sabor amargo.

Principais Benefícios

A cebola roxa é uma ótima fonte de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce e doenças crônicas.

A cebola branca é uma boa fonte de vitamina C, vitamina B6 e quercetina, um composto vegetal com propriedades anti-inflamatórias.

Ambas as variedades são ricas em fibra e possuem propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas.

Em resumo, ambas as cebolas branca e roxa possuem benefícios para saúde, e podem ser usadas na cozinha de diversas formas, como refogadas, grelhadas, em sopas, saladas entre outros. Não importa qual você escolha, incluir cebolas na sua dieta é uma excelente maneira de obter nutrientes e benefícios para saúde.

Uma dica? Use ambas! E não deixe de curtir nossa página Dicas Bem Viver @dicasbemviver para mais dicas de saúde e receitas nutritivas como essa!