Alimentação saudável,

Faça seu queijo quark em casa. Confira a receita!

19 janeiro Marcia Cruz 0 Comments


Você sabia que hoje, 19 de janeiro, é o Dia Internacional do Queijo Quark? E a gente vai te contar sobre seus benefícios e trazer uma receita para você fazer em casa!

O queijo quark é um tipo de queijo branco muito popular na culinária de países de língua alemã (Alemanha, Áustria e Suíça), do norte da Europa, França, Países Baixos, Hungria, Israel, países eslavos e países bálticos, e também na culinária dos judeus

Ele é cremoso, ligeiramente ácido e pode ser usado como substituto de vários outros alimentos mais calóricos. Ele tem pouca gordura e é rico em proteínas e minerais, sendo um alimento saudável ideal para quem procura aumentar os níveis de massa muscular. 

É um queijo suave, branco, que não é envelhecido e geralmente também não é acrescido de sal de cozinha.

Vamos a receita para você seu queijo quark em casa? Passe pro lado!

A receita é simples e tem todo o passo a passo. Confira!

Ingredientes:

1 litro de leite gordo integral (de preferência, fresco)
Suco de um limão

Comece misturando o leite gordo integral (de preferência fresco) com o suco do limão. Deixe repousar por 10 minutos. 

Dica: Essa mistura é chamada de buttermilk e pode ser usada em receitas de bolos ou até mesmo bebida pura.

É importante ressaltar que o leite deve estar em temperatura morna. Para atingir a temperatura ideal você deve colocar o leite em uma panela e deixar que ele esquente ligeiramente, isto é, ele não deve ferver. A temperatura ideal é a de quando você coloca o dedo nele e não se queima.

Lembrando que, no caso do leite fresco, é importante que você ferva antes do preparo e espere ele chegar a temperatura ideal para o preparo. 

Depois de repousar por 10 minutos, coloque a mistura de leite e suco de limão em uma forma ou panela tampada e leve ao forno a uma temperatura de 100ºC, deixando cozinhar durante 90 minutos. 

Outra opção é colocar a mistura na iogurteira, caso você tenha uma, e deixar por 15 horas.

Quando o buttermilk tiver cozinhado por 90 minutos no forno, desligue-o e deixe a mistura repousar por meia hora lá dentro.

Passados os 30 minutos, pegue a mistura e coloque-a sobre um pano fino e bem limpo. Coloque o pano sobre uma peneira e deixe escorrer de preferência de um dia para o outro. É o processo de dessoramento.

O segredo neste processo é justamente o dessoramento lento, ou seja a saída lenta de soro da massa. Portanto, tenha paciência!

Como opção, você pode acrescentar creme de leite, numa batedeira em velocidade média, e também alguns condimentos, como cebolinha, pimenta, alho, tomilho, ervas finas, azeitonas moídas, frutas como morangos, ameixa, figo, etc.

Agora, é conservar na geladeira e saborear seu queijo quark!

@dicasbemviver #dicasbemviver #queijoquark #receitaqueijoquark #façaemcasa #queijoquarkcaseiro #receitasdbv