Receitas DBV

Receita: Peras em calda com gengibre

02 julho Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


A pera é muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Nesta receita, a calda é acrescida de gengibre, que é termogênica. Experimente!!

Ingredientes

2 peras firmes com haste intacta
3-4 xícaras / 720-960ml água
½ xícara / 60gr açúcar (preferível: em bruto, marrom escuro, ou coco)
¼ xícara / 60ml vinho do porto (exemplo: Tawny Port) ou ¼ xícara / 60 ml suco de uva vermelho natural + 1 colher de chá de extrato de brandy
3¾-cm pedaço de gengibre fresco
1-2 anis estrelado, canela em pau, fava de baunilha, ou alguns dentes + pitada de grãos de pimenta preta rachados (opcional)
2 colheres de sopa / 30ml suco de limão, lima e/ou laranja fresco

Modo de Preparo

Descasque o gengibre e corte em fatias finas, em seguida, corte as fatias em tiras. Em uma panela, cozinhe o gengibre em um pouco de água durante 10 minutos; escorra e reserve.

Adicione a água, o açúcar, o vinho do porto, o suco de limão e gengibre em uma panela grande o suficiente para segurar as peras deitadas de lado. Você também pode adicionar os temperos opcionais. Ferva e mexa até dissolver o açúcar.

Deixando as hastes intactas, descasque as peras. Se não ficar de pé por conta própria, corte uma fatia fina da parte inferior de cada pêra. (Você quer que elas fiquem de pé quando servir.)

Coloque cada pera de lado no líquido, e adicione até outra xícara de água para cobrir, não mais.

Deixe cozinhar em fogo brando, virando as peras ocasionalmente para que cozinhem por igual, durante 20 a 40 minutos. (Peras maduras vão cozinhar mais rápido.)

Quando amolecidas, coloque as peras em uma bacia. 

Reduza o líquido fervendo até que seja cerca de ¾ xícara ou 180 ml. Despeje essa calda sobre as peras. Você pode fazer as peras até 1 dia antes e servir frio.

** As peras podem ser servidas quentes ou frias. Alguns acompanhamentos finos são sorvete de baunilha de alta qualidade, crème fraîche ou chantilly.

Dose: ½ pera

Trocas por porção: 2 Carb, 0 Proteína, 0 Fat

Por Clube Slim Down