Beleza e Estética,

Óleo de Rícino para Crescimento e Fortalecimento dos Cabelos

02 outubro Marcia Cruz 0 Comments


Se seus cabelos estão fracos, quebradiços, ressecados, caindo (inclusive calvície) ou com caspa, hoje eu trago a dica de um óleo que vai fortalecer os fios e ajudar no crescimento. E, o que é melhor, além de funcionar, é bem baratinho e você aplica em casa mesmo.

Estou falando do óleo de rícino, que é extraído das sementes da mamona (ricinus communis), uma planta bastante comum em nosso país. As sementes da mamona contêm entre 40 e 50% de óleo. Mas não tente utilizar a planta diretamente, pois a semente, em si, é tóxica, mas o seu óleo, rico em ácido ricinoleico, não é tóxico. O rícino não é solúvel em óleo, e por isso seu uso em formato de óleo é tranquilo e com excelentes benefícios. E simples!! 


BENEFÍCIOS DA MAMONA E DO ÓLEO DE RÍCINO

A mamona é muito útil devido à ação anti-inflamatória e antioxidante, é rica em vitamina E, ácido graxo ômega 6, minerais e vitaminas que auxiliam no crescimento dos cabelos e contém propriedades antibacterianas e antifúngicas, que também são benéficas para tratamentos de problemas como caspa, por exemplo.

Confira alguns dos seus benefícios para os cabelos:

ü Combate a queda de cabelo
ü Fortalece os fios
ü Ativa a circulação no couro cabeludo
ü Trata pele seca e coceira no couro cabeludo
ü Ajuda no tratamento de calvície e alopécia
ü Diminui caspas (usando na raiz)
ü Hidrata e recupera os fios profundamente
ü Encorpa os fios
ü Sela as cutículas da fibra capilar dando brilho
ü Ajuda manter a hidratação dentro dos fios (sela)
ü Combate a queda e a quebra do fios
ü Contém vitamina E, minerais e vitaminas que auxiliam no crescimento
ü Contém propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas
ü Além de tratar o couro cabeludo, o óleo de rícino condiciona e hidrata os cabelos, prevenindo pontas duplas.




OLEO DE RICINO NO CRONOGRAMA CAPILAR

Se você faz o cronograma capilar (CLIQUE E SAIBA MAIS!!), na fase de nutrição, você pode colocar uma colher de chá de óleo de rícino e 2 colheres de sopa do seu creme hidratante preferido.

Se preferir pode adicionar manteiga de Karité. Misture tudo, passe nos cabelos úmidos lavados apenas com shampoo, deixe agir por 20 ou 30 minutos e enxágue.

Para as pontas duplas, misture o óleo de rícino com óleo de coco. Passe a mistura apenas nas pontinhas dos fios, deixe agir por 2 horas e lave os cabelos normalmente.

DICA IMPORTANTE!! ATENÇÃO!!

Como vimos, são muitos os benefícios do óleo de rícino e, por isso, vale a pena fazer uso dele.

Mas, como ele tem uma consistência muito espessa (grossa) e pegajosa, não use o óleo puro direto no comprimento dos fios, mas somente na raiz. É no couro cabeludo que ele vai agir, portanto, aplique o óleo no couro cabeludo, massageie por cerca de 5 minutos, com as pontas dos dedos, ativando a circulação no local, e depois coloque uma touca térmica e deixe no cabelo por duas a três horas (aproveite para ler, ver um filme ou atualizar as redes sociais e o tempo vai passar rapidinho...).

Depois, é só  lavar o cabelo, normalmente.

É importante você massagear o couro cabeludo, pois isto irá ajudar a potencializar os efeitos do óleo de rícino em seus cabelos, deixando-os mais fortes e saudáveis e estimulando o crescimento dos fios.

Onde comprar? Em farmácias, físicas e online.

Até o próximo post!!

Marcia Cruz

0 comentários: