Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Países latino-americanos trocam experiências sobre des envolvimento territorial em Salvador

21 outubro Marcia Cruz 0 Comments

Na próxima segunda-feira (24) termina a quarta edição do curso internacional Atualização Conceitual e Intercâmbio de Experiências em Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial, que acontece no Grand Hotel Stella Maris, em Salvador, reunindo representantes da América do Sul, Alemanha e de diversos estados brasileiros. O objetivo é promover a atualização de aspectos conceituais e operacionais relacionados à aplicação das políticas de desenvolvimento sustentável territorial, com ênfase na inclusão sócio-produtiva, por meio da troca de experiências entre os países.
Promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), por intermédio do Fórum Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS) e de parceiros como a Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) e dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e de Minas e Energia, o encontro tem como público alvo membros de colegiados territoriais, atores sociais, gestores públicos e entidades de fomento do Brasil e dos demais países latino-americanos. 

De acordo com o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, a Bahia está conversando com o Equador e a Costa Rica a fim de elaborar um acordo de cooperação técnica nas áreas de desenvolvimento territorial. “A nossa experiência de políticas públicas voltadas para os territórios de identidade, que são as nossas unidades de planejamento, é referência nacional. Isto nos qualificou para sediar um curso internacional sobre desenvolvimento territorial sustentável e, a partir da próxima terça (25), sediar o Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial”.

Entre os participantes está o vice-ministro da Agricultura do Equador, Miguel Carvajal, que abordou a importância do curso para o desenvolvimento sócio-econômico e o enfrentamento da pobreza no continente. “Trocar experiências é muito importante em países que precisam mudar a realidade, enfrentar a pobreza com políticas sociais que garantam a soberania alimentar e ao mesmo tempo promovam o desenvolvimento econômico da agricultura”.
Carvajal também destacou o trabalho desenvolvido na Bahia e demonstrou o interesse em aplicar as estratégias no Equador. “A Bahia é um estado emblemático e muito conhecido por suas políticas de desenvolvimento territorial e processos que respondem às reformas sociais no mundo agrícola. O Equador é pequeno em relação ao Brasil e tem uma população similar à Bahia. Por isso, nos interessa trocar experiências para que possamos melhorar a nossa produção e a comercialização, principalmente dos pequenos produtores”.

O encontro, iniciado no último domingo (16), discute assuntos como as características geográficas e o contexto político-institucional do Brasil, a revolução das concepções de desenvolvimento rural, inclusão sócioprodutiva e sistemas de financiamento. Após o final do curso, os alunos do curso participarão do VI Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial: estratégias de inclusão sócioprodutiva.

Troca de experiências - Durante o curso, cada país apresenta suas experiências, métodos e ferramentas que são utilizadas para o desenvolvimento territorial e visam melhorar a qualidade de vida dos produtores. O Paraguai informou sobre a criação da Cooperativa Manduvira, de pequenos produtores, que tem o apoio do governo e colabora com o crescimento da comunidade local. 

A entidade facilita o acesso ao crédito e organiza a comercialização dos produtos. Além disso, proporciona aos cooperados o acesso à assistência médica e odontológica e cursos profissionalizantes. A representante do Paraguai, Ada Griselda Ibarrola, disse a previsão é de utilizar as estratégias de outros países para melhorar a prática paraguaia. “Estou vendo muitos aspectos que devemos trabalhar no meu país, principalmente no território da cooperativa. Esta relação de aliança entre as instituições é boa para fortalecer o trabalho que estamos desenvolvendo”.