Alimentação saudável,

Brigadeiro de Biomassa de Banana Verde (conheça também os benefícios!).

02 abril Marcia Cruz 0 Comments



Quem nunca experimentou, precisa experimentar! E, já vou avisando: vai viciar!

O brigadeiro de biomassa de banana verde é muito gostoso, e a consistência fica super parecida com o brigadeiro comum, só que é muito mais saudável! 

Confere só os benefícios e, na sequência, a receita da biomassa e do brigadeiro de biomassa, para você fazer em casa. 


BENEFÍCIOS DA BIOMASSA DE BANANA VERDE

A biomassa de banana verde melhora o sistema gastrointestinal, pois contém amido resistente, que é um tipo de amido que não pode ser decomposto por enzimas no sistema digestivo e, portanto, atuam como as fibras.

A biomassa de banana verde é rica em fibras solúveis e insolúveis, auxiliando na regulação do sistema intestinal, reduzindo a quantidade de toxinas, ajudando na limpeza das micro vilosidades do intestino e melhorando, assim, a absorção dos nutrientes. Se você tem problema de constipação, por exemplo, a biomassa de banana verde é perfeita para você resolver o problema de forma 100% natural!

Além disto, como ela tem muita fibra, aumenta a sensação de saciedade, evitando os picos de fome ao longo do dia, ajudando no emagrecimento.

Uma porção de uma xícara de banana verde contém 3,6 gramas de fibras, contribuindo com cerca de 14% do total de fibras necessárias por dia.

E sabe o que mais? Ela também ajuda a controlar a glicemia e a reduzir as taxas de colesterol, sendo excelente também na prevenção do câncer de cólon.

A biomassa de banana verde também é rica em vitamina B6, que é fundamental para ajudar a manter a pele saudável, auxiliando no tratamento de inúmeros problemas como acnes, pele seca, entre outros. Além disso, esta vitamina também auxilia na melhoria da aparência das unhas e evita a queda de cabelo. 

Um outro benefício incrível da biomassa de banana verde é que ela ajuda na redução da pressão arterial, pois contém altos teores de potássio, que é um mineral que atua no controle da pressão. Uma porção de uma xícara de banana verde contém em torno de 531 miligramas de potássio.

E, por fim, ela também melhora o sistema imunológico. Afinal, a microbiota intestinal saudável é fundamental para a produção de uma substância anti-inflamatória chamada citocina, que atua melhorando o sistema imunológico e ajudando os anticorpos a trabalharem de forma mais eficiente. Algo muito importante em tempos de covid!

E depois de tantos benefícios, e sabendo que você pode ter um brigadeiro gostoso e saudável, o que resta é colocar a mão na massa, não é mesmo? Vamos a receita?



FAZENDO A BIOMASSA DE BANANA EM CASA

A biomassa de banana verde é vendida em casas de produtos naturais, em caixa, mas o ideal é você fazer a biomassa em casa mesmo, pois fica muito mais saudável e sai bem mais barato, e saborosa!

Faça uma quantidade grande e congele. O ideal é que você consuma 30 gramas de biomassa de banana verde por dia, o que equivale a uma colher de sopa. Faça a biomassa e guarde em potes de 250 gramas, para ir usando.

Mas assista este vídeo e aprenda como fazer isto de forma correta! Eu mesma já fiquei desestimulada por não entender os segredinhos revelados por Samantha Castro neste vídeo. CLIQUE AQUI e assista! 

RECEITA DA BIOMASSA DE BANANA VERDE

Ingredientes

8 a 12 bananas verdes (bem verdes, ok?)
Água até cobrir a fruta na panela de pressão

Como preparar

Tire as bananas do cacho mantendo o cabo. Tome cuidado para não deixar nenhuma parte delas exposta.

Lave as bananas com água e sabão.

Coloque a água em uma panela de pressão, e quando ela começar a ferver coloque as bananas.

Feche a panela e quando começar a apitar, deixe por mais 20 minutos. 

Em seguida desligue o fogo e deixe a pressão sair.

Abra a panela, retire as bananas e espere elas esfriarem para poder descascá-las.

Sem casca, bata as bananas no liquidificador com um pouco de água quente até virar um creme.

Reserve uma parte para fazer o brigadeiro (250 gramas), e congele o restante em potes de 250 gramas, no congelador. Importante: sem encher o pote totalmente, pois ela aumenta o volume quando congela. E assista as dicas do vídeo, CLIQUE AQUI!

Agora, vamos ao brigadeiro! 



BRIGADEIRO DE BIOMASSA DE BANANA VERDE

Ingredientes:

250 gramas do creme de biomassa de banana verde que você fez
250 gramas de açúcar demerara
75 gramas de cacau em pó (no mínimo com 50% de cacau)

Modo de fazer:

Numa panela, misture o creme de biomassa de banana verde e o açúcar demerara.

Depois, acrescente o cacau em pó.

Misture bem e leve a panela ao fogo baixo, mexendo sempre. 

A partir daqui o processo é bem semelhante ao brigadeiro tradicional. Mexa bem, até desgrudar da panela.

Só um detalhe: se você quiser enrolar o brigadeiro, depois que ele ficar pronto (desgrudando da panela), coloque num prato, deixe esfriar e guarde na geladeira de um dia para o outro, para que a consistência fique perfeita para fazer as bolinhas. 

Se já quiser usar a receita neste ponto, mais cremosinho, você pode fazer fazer brigadeiro de colher, ou pode usar como cobertura de chocolate em bolos, panquecas, waffles etc. Fica uma delícia!


Mas, como o que a gente quer mesmo é o brigadeiro, reserve na geladeira e monte as bolinhas do brigadeiro no dia seguinte. 

No mais, com as bolinhas prontas, basta colocar granulados de sua preferência, cacau em pó, lascas de amêndoas, coco ralado... o que você preferir... e se deliciar!


Te desafio a fazer a receita e a experimentar! 

Você vai ter um brigadeiro perfeito, saboroso, só que muito mais saudável, pois já te falei de todos os incríveis benefícios da biomassa de banana verde. 

Ah, a gente já publicou duas receitas aqui no DBV (CLIQUE AQUI para rever!), mas esta, de hoje, é a melhor de todas, pois é a tradicional, e fica perfeita!

Até a próxima postagem!