Comportamento,

VENCER O MEDO: Rumo ao infinito, e além!!...

31 julho Marcia Cruz 0 Comments



O medo é realmente um grande entrave em nossa vida. Ele nos impede de sairmos da zona de conforto e de avançarmos rumo aos nossos objetivos. Seja na mudança de carreira, que é o assunto da última postagem (CLIQUE AQUI E LEIA!!), seja em qualquer outra área da nossa vida.

Mudanças são necessárias para evoluirmos, mas elas causam incertezas... receios... E isto é normal. O problema é quando o medo nos trava, pois aí passamos a preferir garantir o que já temos ao invés de arriscar. Como diz um dito popular: melhor não trocar o certo pelo duvidoso.

Será mesmo?! Imagina uma criança que prefira não aprender a caminhar pois tem medo de cair.  Que tipo de vida ela teria, pois o tempo vai passando, independente do seu medo, e ela se tornaria um adulto que continuaria a se rastejar pelo chão, já que preferiu não arriscar? Muito triste, não é mesmo?

Pois é exatamente assim que ficamos quando perdemos as oportunidades de experiências incríveis por medo de arriscar... de errar... de se machucar... Seja para assumirmos uma mudança de rumo na carreira... seja para vivermos um novo relacionamento... seja para mudarmos de cidade ou país... seja para abrir um negócio... seja para realizar o que for, desde que isto nos exija coragem e determinação para sairmos da zona de conforto e fazermos as mudanças necessárias para alcançarmos nossas metas, sonhos e projetos.


QUAL MEDO TE DOMINA?

Qual medo mais te domina e te paralisa? O de fracassar? O de sentir-se julgada por errar mais uma vez? O de não ter certeza de estar fazendo a escolha certa? O medo da rejeição, de sentir-se rejeitado pelo grupo que convive ou pelas pessoas que ama? O medo de ser diferente e de chamar a atenção dos demais? O medo de ser bonita, ou de ser feia, ou magra, ou gorda... quais suas justificativas para o medo?

Quais medos te aprisiona e te impede de avançar? Medo de falar em público? Medo de dirigir ou de andar de avião? Medo de nadar? Medo de sair por conta da violência? Medo de se apaixonar e sofrer mais uma vez? Medo de conhecer pessoas novas e sentir-se rejeitado por elas?

Seja qual for o seu medo, saiba que ele é um sentimento que pode ser comparado a um câncer maligno em nossa alma. Ele nos corrói por dentro e nos traz morte... apatia... infelicidade... desânimo... procrastinação... O medo nos faz adiar eternamente as coisas por não nos sentirmos “prontos”... como se isto fosse possível!... Somos eternos aprendizes!!


7 ETAPAS PARA VENCER O MEDO

Etapa 01 - Vamos identificar esses medos que te dominam? Então, eu te convido a olhar para dentro de você mesmo e buscar conhecer quais são os seus principais medos. Anote todos os que vier à sua mente, por mais bobos que possam parecer.  Der números a eles, numa sequência aleatória, e não por prioridade.

Etapa 02 - Feito isto, anote o número correspondente ao medo e, ao lado ou abaixo, anote situações que este medo tenha te privado de avançar em situações importantes na sua vida.

Etapa 03 - Agora, avaliando suas anotações, veja quais os medos que mais estão te prejudicando. Agora, sim, anote-os por ordem decrescente, dos mais prejudiciais ao menos relevantes. Quais os cinco medos que mais atrapalham sua vida?

Etapa 04 - Procure lembrar-se de como estes cinco principais medos surgiram em sua vida. Qual a primeira vez que eles te paralisaram, ou te fizeram desistir? Qual foi o motivo e a emoção que deram tão forte percepção de força e poder a eles na sua vida? Porque eles são tão fortes a ponto de te paralisar? Quem era você no momento em que isto aconteceu? Qual sua idade na época? Como você tentou lidar com este medo quando ele surgiu? E como vem lidando com ele no decorrer de sua vida? Como lida com estes medos agora, neste exato momento de sua vida?

Etapa 05 – Agora pare um pouco e pense em você. Quem é você? Qual a sua real essência? Quais são seus sonhos? Quais são as suas prioridades? O que você gostaria de fazer ou viver se não tivesse as barreiras que hoje te impedem de viver a vida que você, de fato, gostaria? Não importa que estas barreiras sejam dinheiro, idade, corpo físico ou qualquer coisa que te impeça de viver a vida que gostaria.

Etapa 06 – Agora, você já sabe quais são seus principais medos, e também seus principais sonhos. Para os medos, lembre-se que você não é mais a mesma pessoa de quando aconteceu o fato que te impactou. Se precisa se perdoar, se perdoe. Se precisa perdoar alguém, perdoe. Se precisa colocar um ponto final em alguma situação, faça isto!! A vida é muito preciosa e o tempo passa muito rápido. Não vale a pena desperdiçarmos nosso tempo com medos, mágoas, rancores... Perdoe!... Siga em frente!!... Avance!!...

Etapa 07 – Quanto aos seus sonhos, acalente-os... alimente-os... Foque em ações práticas para que possa alcança-los. Se seu desejo é mudar de carreira, que foi nosso tópico na postagem anterior, reveja os passos... e faça acontecer!! Se necessário, busque ajuda profissional, mas não desperdice mais a sua vida, nem seu precioso tempo.

Tempo é vida... e vida é para BEM VIVER!!...