Alimentação saudável,

10 Dicas de Vida Saudável e Alimentação para Jovens

24 novembro Marcia Cruz 0 Comments


Comer é um dos melhores prazeres da vida, e é também uma ação necessária para a nossa sobrevivência, por isso saber o que comer, e preferir alimentos de verdade, saudáveis e nutritivos, é essencial para uma verdadeira qualidade de vida

Na puberdade (meninas em torno de 10 anos e meninos em torno de 12) acontece um aumento de apetite. A gente brinca dizendo que o jovem come muito pois está na "fase do crescimento". Na verdade, devido ao aumento do metabolismo e das alterações hormonais, é natural o jovem ter mais apetite e por isso é fundamental se alimentar corretamente para não desenvolver obesidade e nem problemas de saúde.

Com tanta oferta de alimentos gordurosos e fast-food, muitos jovens abusam de alimentos hipercalóricos  como salgadinhos, doces, refrigerantes e frituras. É a fase de muitas idas a lanchonetes, pizzarias e sorveterias... são muitas tentações, não é mesmo? 

Nesta fase, o metabolismo ainda ajuda, queimando boa parte desta gordura, mas muitos jovens já começam a sofrer com obesidade, por conta do excesso de alimentos ruins e do sedentarismo, e muitos outros irão acumular problemas para o futuro, afetando sua saúde.

Por isso, eu trouxe dez dicas para orientar os jovens em relação a vida saudável e alimentação, pois comer é muito bom e não precisa se tornar um martírio em nossa vida... nem na adolescência, e nem nunca! 

Vamos às dicas?

1 - Beba muita água! 



A água hidrata o nosso corpo e também nos alimenta. Muitas vezes seu corpo está com sede e não com fome. Beba água potável de qualidade, água de coco, chás, água saborizadas, água com limão  (em restaurantes, prefira água com gelo e sumo de limão, pois o limão é alcalinizante, ou seja, é maravilhoso para te manter saudável). 

Beba pelo menos 8 copos de 200 ml de água por dia. Eu mantenho quatro garrafinhas de 500 ml na geladeira e procuro beber duas de manhã e duas a tarde, e assim consigo beber os 2 litros de água recomendado. Ajude a natureza e recicle, usando garrafinha de água mineral. Basta higienizá-las e enchê-las, todos os dias com a água do filtro ou do garrafão de água mineral.

2 - Ainda sobre líquidos, ELIMINE DE SUA VIDA: refrigerantes, sucos artificiais (de caixinha), toda e qualquer bebida industrializada. 

Se for beber suco, beba suco de verdade, da fruta ou de polpa. 

Eu sei que esta é uma parte difícil, pois são tantas opções e elas são tão gostosas, não é mesmo? Mas o quanto antes você cortar estes itens de sua vida, melhor!

3 - Leites e derivados.



Se não tiver intolerância à lactose, beba leite e/ou derivados (iogurte, queijo, entre outros) pelo menos duas vezes ao dia. E experimente leites vegetais, como de amêndoas, castanhas e o leite de coco. De preferência, feitos em casa, para não terem conservantes. 




4 - Aprenda a entender o seu corpo.

Os médicos recomendam 5 ou 6 refeições ao dia: café da manha, almoço, jantar e lanches saudáveis nos intervalos, mas só coma se estiver com fome. Aprenda a entender o seu corpo e não fique se enchendo de comida só porque "está na hora de comer". 

Também não fique sem comer nada pois como diz o dito popular: saco vazio não fica em pé!



5 - Alimentação colorida e variada é sinônimo de alimentação saudável. Por isso, consuma diariamente frutas, verduras e legumes de sua preferência e variando as cores, pois cada uma delas representam propriedades nutricionais e todas são importantes. 



6 - Evite salgadinhos, biscoitos recheados, sanduíches, macarrão instantâneo, balinhas, doces e sorvetes, pois são ricos em sal, açúcar e gordura, que em excesso podem prejudicar a sua saúde.

Uma coisa é consumi-los uma vez por semana, no "dia do lixo", outra é comer todos os dias. 

Experimente lanches e doces low carb, são deliciosos e muito mais saudáveis. 

7 - Escolha alimentos saudáveis nos lanches da escola, em casa e nos momentos de lazer. Estas opções existem, basta você ficar atento a elas e cobrar para que cresça a oferta de melhores lanches para a sua saúde, e estética!

Como já disse no item anterior: experimente lanches e doces low carb, são deliciosos e muito mais saudáveis. Eles vão te surpreender e seu corpo vai te agradecer!!




8 - Não fique horas em frente a TV ou computador. Movimente-se! Pratique esporte e brincadeiras à moda antiga, como pular corda, pula-pula, caminhada e corrida. Faça aulas de dança, são divertidas e maravilhosas para a saúde!



9 - Não consuma bebidas alcoólicas! É crime vender bebidas alcoólicas para menores de idade... se é crime vender, também é crime comprar... e também é crime consumir. Simples assim! Ok? 




10 - Se além da saúde, você também está preocupado com a parte estética, que também é importante, para manter, perder ou ganhar peso procure sempre orientação de um profissional de saúde (ortomolecular, endocrinologista e nutricionista).

Quem ama, cuida. Você se ama? Então, também se cuide!

Até o próximo post!!




0 comentários: