Coronavírus,

Covid-19: qual máscara a ser usada?

07 abril Marcia Cruz 0 Comments


O uso de máscaras tem sido adotado como uma boa forma de prevenção contra o contágio do Covid-19. Alguns países, como China, Áustria, Coréia do Sul, Japão e EUA, adotaram o uso da máscara cirúrgica por toda a população.

Mas o diretor-geral da OMS (Organização Mundial de Saúde), Tedros Adhanon, adverte que o uso generalizado das máscaras cirúrgicas pela população vai causar um colapso no fornecimento das mesmas no mercado mundial, prejudicando os profissionais de saúde, que são os que realmente precisam deste equipamento, por estarem em contato direto com pessoas infectadas. Profissionais de saúde contaminados irão causar um colapso no sistema de saúde, que ficará sem profissionais para o atendimento.


MÁSCARAS N95

Também é importante frisar que as máscaras N95 devem ser de uso exclusivo dos profissionais de saúde em procedimentos de aspiração, quando vai entubar ou colher secreção de um paciente, por exemplo, pois elas são as que oferecem melhor proteção, mas não devem ser usadas de forma irrestrita, pois também dificultam a ventilação, podendo agravar o contágio quando usada de forma incorreta.

Pessoas com sintomas de gripe ou em tratamento domiciliar do Covid-19 podem usar a máscara cirúrgica, mas as demais pessoas, como forma de prevenção, devem usar a máscara caseira, feita com tecido grosso e em dupla face, lavável, mas somente ao sair de casa, ou quando estiverem com pessoas com sintomas em casa.


MÁSCARAS CASEIRAS

O Ministério da Saúde divulgou algumas recomendações para a confecção da sua máscara caseira. Confira!

Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;

A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;

Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;

Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;

Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;

Chegando em casa, lave as máscaras usadas com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos.

Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, vale desmanchar aquela camisa velha, calça jeans antiga, cortina, o que for, desde que atenda as medidas recomendadas, que cubra o nariz e a boca.

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.


FAÇAMOS A NOSSA PARTE

“Você pode fazer uma máscara ‘barreira’ usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual”, explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Máscaras de pano para uso comunitário funcionam muito bem e não são caras de fazer. Porque, agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente lamentar que a China não está produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos”, completou Mandetta.

Bem, façamos a nossa parte!


Até mais!!