Alimentação saudável,

Receita: Lasanha de berinjela com creme de ricota

20 março Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


Lasanha é uma delícia, não é mesmo? E, nesta receita, no lugar da tradicional massa, você usa fatias finas de berinjela grelhadas. Isso mesmo!! Acredite, fica uma delícia!! E muito mais saudável!!

recheio é feito com um creme de ricota super aromático. O toque de cor e charme fica por conta da salada de tomate uva ou cereja, que coroa o prato, juntamente com folhinhas de manjericão e coentro.

Ingredientes

3 berinjelas pequenas
400 g de ricota
3 ovos
1 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 ½ xícara (chá) de tomates-cereja cerca de (200 g)
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
folhinhas de manjericão e coentro para finalizar

Modo de Preparar

1. Lave e seque as berinjelas, o manjericão e os tomates. Numa tábua, corte as pontas da berinjela e descarte. Corte fatias finas, no sentido do comprimento, se possível, usando um mandolim. Descarte a primeira e a última fatia de cada berinjela. 

2. Corte os tomatinhos em metades (no sentido do comprimento) e reserve na geladeira. Pique o manjericão reservando algumas folhas para decorar. 

3. Aqueça uma frigideira antiaderente grande em fogo alto. Regue com um fio de azeite e coloque algumas fatias de berinjela por vez, por 1 a 2 minutos de cada lado, apenas para dourar. Repita esse processo com todas as fatias. 

4. Para o recheio, em uma tigela média, amasse a ricota com um garfo. Junte o leite e os ovos e misture bem. Acrescente ½ xícara (chá) de queijo parmesão (guarde o restante para a montagem) e as folhas de manjericão picadas. Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture novamente. 

5. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média-alta). Retire os tomatinhos da geladeira e tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. 

6. Num refratário médio, em que for servir a lasanha, espalhe um pouquinho de azeite. Disponha uma camada de berinjela e, por cima, espalhe uma camada do recheio de ricota. Repita o procedimento, sendo que a última camada deve ser de recheio. Polvilhe com o restante do parmesão e leve ao forno para assar por 30 minutos ou até que a lasanha esteja dourada. 

7. Na hora de servir, transfira um pedaço da lasanha para um prato e, por cima, coloque uma colherada da saladinha de tomates. Salpique folhas de manjericão e coentro e, se quiser, decore com lascas de parmesão.

Bom apetite!!